Blogosfera – o que eu aprendi blogando

Essa vida de blogueira tem suas próprias regras e nesses 2 ou 3 anos que estou escrevendo em blog aprendi alguma coisa com a experiência e a observação. Algumas descobertas foram dolorosas e outras me deram muito prazer.

Aprendi que para conseguir muitas visitas há 2 caminhos: ou você escreve sobre assuntos sensacionalistas ou faz um trabalho de formiguinha, pois nada com um dia atrás do outro, com uma noite no meio que você passe de preferência na frente do pc, digitando desesperadamente.

O leitor quer postagens, fotos, conteúdo, informação e utilidade. Se você não oferece tudo isso: postagens no mínimo diária, com informações úteis e se possível algumas fotos, o leitor pode até comparecer, mas não volta mais.

Se você escolhe o caminho mais rápido – o das postagens sensacionalistas – até consegue leitores, mas eles jamais retornam. Satisfeita a curiosidade sobre o assunto, é como o ditado antigo: “barriga cheia, mão lavada, pé na estrada”. Nada de retornos, comentários ou recomendações.

A descoberta triste é que muitos nem entendem bem o que estão lendo. Tenho um blog destinado a facilitar o aprendizado dos alunos e o criei porque sendo professora acompanho diariamente a luta que alguns alunos travam contra a ignorância e sei que o processo do aprendizado pode ser árduo e exige método e persistência.

Pois outro dia me entra lá uma leitora comentando um post que eu havia escrito para dar uma mãozinha para quem tem problemas com interpretação de textos e disse: “já vi que você tem a mesma dificuldade que eu, ainda bem que alguém te enviou esse texto. Eu também gostaria de receber textos assim”. E vai explicar para a pessoa que eu não tenho dificuldade coisa nenhuma… que ela tem dificuldade para interpretar o que lê ficou evidente, mas após ler o texto nem sei se adiantou grande coisa…

Indiquei lá o blog da Super Nanny e tem gente que entra no meu blog e manda recado pra Super Nanny. Explico que lá não é o blog da Super Nanny, que pra ir lá tem que clicar no link que indiquei. Link? Que link? Paciência, minha gente…

Outra quer saber como mandar o currículo para “as pessoas” do blog conhecerem seu trabalho porque acabou de se diplomar e quer trabalhar. “As pessoas” aqui não querem ver currículo nenhum e infelizmente o blog só se destina a ajudar o leitor a se preparar para conseguir um emprego, não estou empregando ninguém… ainda.

Tem gente que comenta e vendo que o comentário não aparece comenta de novo… e de novo. Evidente que não vai aparecer, só vai ser liberado depois de devidamente autorizado “pelas pessoas”. Será que o leitor lê mesmo? Tenho lá minhas dúvidas.

Bem, agora vou lá ver o que estão pedindo hoje. Acho que tem gente por aí que pensa que “as pessoas” são o Sílvio Santos no “Tudo por dinheiro”.

Leia também: Paradoxo


6 Respostas to “Blogosfera – o que eu aprendi blogando”

  1. Sonia da Rocha Lima Says:

    Uippp!!!Voltandooo…!!!E já levando uma bronca!(Risos)
    Vou enviar o meu currículo em breve.(Risos)
    Bjsss…e saudades desse blog.

  2. Sonia da Rocha Lima Says:

    Acho que leem apenas mecanicamente o texto e até mesmo as figuras.Assim sendo…
    Para falar a verdade,até eu muitas vezes faço isso.
    Hehehe…!Não espalha!!!(Risos)
    Adoro esse blog.
    Bjsss…milll

    • Olá
      Tudo bem, mas num blog que ensina a interpretar texto… kkkkk Aí já é demais, né? E a peça ainda diz que tem dificuldade para interpretar texto. Dá vontade de dizer: nem precisava dizer, santa!
      Um abraço

  3. To com vontade de rir até agora pensando nos comentários que vocÊ deve ler. Realmente, blogar (será que a gente pode introduzir esse novo verbo em nossa preciosa língua?)é um trabalho de paciência, afinco, coragem e fé!! rsrsrrs Mas é bommmmmmmmmmmmm Bjinhoss

Deixe uma resposta

