Você se importa demais com a sua aparência?

Narciso morreu disso, ficou tão fascinado com a própria aparência que esqueceu até de comer. E você? Será que é daquelas que depois de comer um bombom fica se remoendo de remorso? Mas aí estraga o prazer de comer o bombom, não é?

Eu tinha uma aluna linda e uma vez perguntei durante uma lição qual seria a pior coisa que poderia acontecer-lhe e ela nem pensou duas vezes para responder: ‘engordar’.

Isso tem o lado bom e o lado mau. O lado mau é que pensar assim demonstra falta de profundidade e extrema preocupação com a imagem que as outras pessoas vêem quando olham para ela, mas por outro lado é bom porque tenho até inveja da pessoa para quem a pior desgraça que pudesse acontecer seria ganhar uns quilinhos.

Por outro lado as pessoas que só se preocupam com a aparência costumam sofrer suas dores sós porque não conseguem despertar um pingo de solidariedade nas pessoas. Ninguém se comove quando estão danto piti porque a cor do seu cabelo não ficou como queriam ou porque quebraram uma unha logo agora que haviam crescido. A verdade é que a maioria dos outros mortais parece ignorar as desgraças que ocorrem na vida de uma pessoa assim, e ela pode acabar sentindo-se incompreendida e solitária.

Quem se preocupa demais com a própria aparência também acaba deixando para segundo plano outros valores, que são os que ficam quando a aparência acaba por desmoronar com a idade. Uma mulher inteligente que cultive a cultura e os valores morais será um ser humano admirável na velhice, mas uma mulher apenas bonita será uma pálida sombra do que foi na juventude.

Quanto mais você se cuida mais você se gosta – e vice-versa, mas quando a única razão da sua vida é cuidar-se, quem é que vai cuidar das outras facetas?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: