O Candiru – peixe vampiro da Amazônia

el-pez-vampiro
Segundo a Wikipedia:

O candiru (Vandellia cirrhosa), também chamado de canero ou peixe-vampiro, é um peixe de água doce que pertence ao grupo comumente chamado de peixe-gato. Ele é encontrado no Rio Amazonas e tem uma reputação entre os nativos de ser o peixe mais temido naquelas águas, até mais que a piranha. A espécie cresce em até seis polegadas e tem forma de enguia, tornando-o quase invisível na água. O candiru é um parasita. Ele nada até as cavidades das guelras dos peixes e se aloja lá, se alimentando de sangue nas guelras, recebendo assim o apelido de “peixe-vampiro”.

Ele é muito temido pelos nativos da região amazonica. O peixinho em formato de um guarda-chuvas ao ser atraído pelo fluxo da urina (no caso do banhista nu) nadar em sentido contrário e penetrar no ânus, na vagina ou na uretra ele então se instala e não tem como voltar da mesma maneira que entrou. Segundo alguns estudiosos, ele se alimenta do sangue e tecido do agente hospedeiro e só pode ser retirado por meio de cirurgia.

Ai que medo, ainda bem que eu não tenho o hábito de nadar em rio e muito menos de fazer as necessidades enquanto estou nadando. O peixe é carnívoro e depois que entra não consegue voltar por onde entrou. Vai então comendo por dentro, devorando tudo. Além disso tem espinhos, em forma de guarda-chuva. É mais ou menos como se você introduzisse um guarda-chuvas no ânus e depois o abrisse enquanto estivesse lá dentro. Ah, e o guarda-chuva ainda pra piorar mais ficaria comendo você por dentro.

Agora imagine esse animal lá dentro do bilau, cheio de espinhos e devorando tudo o que tem pela frente. Deve doer como o inferno, e ainda por cima tem que fazer uma cirurgia para arrancar o bicho! Só não sei se a cirurgia inclui a amputação do membro…

Se antes o Candiru era visto como folclore, assim como o boto cor-de-rosa que leva a culpa quando uma mulher engravida e não quer dizer quem foi o colaborador, mas agora já se sabe que as histórias sobre ele são verdadeiras. Portanto se você estava aí rindo e achando que tudo não passava de fantasia, pode ir botando as barbas de molho. Xi, melhor não botar nada de molho – pelo menos não nos rios amazônicos…

Lindo, não? E depois ainda tem gente que quer proteger os animais. Esse aí podia estar em extinção que eu não ia mover um dedo sequer para salvar, por mim morriam todos os comedores de bilau. Onde já se viu?

(Zailda Coirano)

46 Respostas to “O Candiru – peixe vampiro da Amazônia”

  1. Ui ! Só de imaginar já deu arrepio…

    Obrigado pela visita lá no Perca Tempo !

    Bjs

    • fala serio manhinhooooooo ñ precisa falar besteira , só se a pessoa for enútia entrar na água pelado pros peixes candirú entrar nas partes íntimas blz……………..manhinhooooooooooo ????????kkkkkkkkkkkrsrsrsrsrs

  2. Pois é, sente o drama, vê que peixe mais f da p… Tem que acabar com todos, você não acha? Desse tipo de bicho não tenho dó não, é o típico que “mete o nariz onde não é chamado’.
    Adorei seu blog e vou voltar sim, me aguarde!

  3. Como futura bióloga adorei conhcer este peixe, vou apresentar para minha turma.
    bjus

    • Para mim também foi novidade, vi um documentário outro dia na Tv e fui pesquisar. Antes eu achava que era folclore mas descobri que é fato. Acho que seus alunos vão adorar porque é um peixe muito singular.
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

    • meu Deus , imagina esse entrar na partes intimas da mulher , e comer la dentro , k horror

      • Não só da mulher mas de homem tambem e, acredito, de animais. Este peixe segue o fluxo da urina, penetrando no respectivo corpo, talvez um pouco como o salmão subindo rio acima para acasalar e desovar.

      • Tais, Não só da mulher mas de homem tambem e, acredito, de animais. Este peixe segue o fluxo da urina, penetrando no respectivo corpo, talvez um pouco como o salmão subindo rio acima para acasalar e desovar.

  4. Candiru, comentario infeliz da Zilda coirano, em visita ao INPA em Manaus descobri que esta peixe tem uma função bem mais nobre na natureza que a relatada neste texta acima ele se alimenta de animais mortos que caem no rio.
    Isma
    São Paulo Brasil.

    • Pode ser que sim, mas também vi uma reportagem no Discovery Channel, que não deve ser de mentirinha uma vez que o canal é confiável e tem um nome a zelar, sobre um caso documentado de um acidente desse tipo, o Candiru penetrou no pênis do rapaz e foi necessária uma cirurgia para retirá-lo.
      O rapaz deu entrevista e contou como foi e o médico retirou o peixe do pênis e o enviou ao laboratório juntamente com a gravação da operação, porque até então pensava-se que o fato de o peixe penetrar nos seres humanos era folclore.
      O peixe não só penetra no pênis como também na vagina, ânus e outros orificios.
      É claro que eu sei que a função normal do peixe não é essa, mas essa postagem é apenas um alerta, é raro mas pode acontecer o que foi descrito, inclusive a Wikipedia menciona o fato.
      Não se trata aqui de ‘defender’ ou ‘atacar’ o animal, é claro que não faz isso por ‘maldade’, mas é uma possibilidade que precisa ser conhecida e já que nós, humanos, é que somos racionais e o peixe age por instinto, é sempre melhor prevenir do que remediar.

    • paulo vitor Says:

      Grande coisa, dentro da cadeia alimentar da bacia amazônica existe uma série de outros peixes que se alimentam de outros animais em decomposição e sem serem agressivos (vampiros) com outras espécies sadias dentro do ciclo vital…

  5. O que os ignorantes e iletrados ainda não vizualisam é que a natureza é interdependente, cada planat inseto animal ou peixe tem sua utilidade e finalidade; e qualuqer quebra dessa corrente influi e modifica negativamente tudo que esta em torno. Tant é que estamos hoje a beira do colapso, sofrendo mos desmando e a avidez de grupos e pessoas famintas de poder e riqueza, não se importando com o resto da humanidade!
    Água, energia, aquecimento global, inundações, secas, etc. tudo isso é seqüencia hoje dessas destruições, de responsabilidade do próprio homem, levando à sua auto-destrui”cão.

    • Meu texto acima saiu truncado, não é por desconhecimento mas pelo jeito é do pr’prio teclado ou na transmissão da mensagem.

    • aleluia, parabens vc foi a unica pessoa que deu uma resposta inteligente pra fazer esses idiotas que so pensam no proprio bilau cala a boca e entender que ele precisa existir por um motivo
      parabens bjs e abraços

    • paulo vitor Says:

      Se tu estudares a lei de Darwin com seriedade, perceberás que algumas espécies quando não toda uma cadeia desaparecem de tempos em tempos dentro dos ciclos naturais sendo substituídas por novas espécies que se adaptam dentro da ordem. E por sinal aconselho-te estudar um pouco mais sobre os ciclos solares e precessões de equinócios.

      • Paulo Vitor,
        Já lí (e estudei até) Darwin, não preciso dele ou de outros para tirar minhas conclusões! O que VOCÊ devia estudar é a realidade de hoje, onde várias especies já foram extintas por culpa exclusiva da ganância e estupidez humana, e com outras tantas especies no mesmo caminho. Agora, em matéria de estudos, sugiro que vc. procure s’informar quanto ao projeto HAARP e sua eventual relação com os “ciclos e fenomenos naturais” presenciados nos ultimos anos. Feliz ano novo 2012!

  6. A ortografia acima não é falha por ignorância e sim por problemas com meu teclado e talvez na transmissãom da mensagem.

  7. fernando serpa Says:

    O candiru não pe um peixe e sim um verme

  8. Em respostas ao infeliz comentário do relis bucéfalo que diz que tem que matar todos os peixes candirú.
    Esta espécie assim como outras tem a função de limpeza das profundezas dos rio Amazonas mantendo o equillibrio ecológico.
    Quem tem que sumir são essas ongs e esses gringos que vem para a minha Amazonia explorar e roubar nossas riquezas. Esse tipo de gente deveri ser jogada no rio com os dois tipos de candirú que existem.

  9. Verme é a tua existencia infeliz seu burro

  10. Eu já tinha ouvido falar desse peixe mas não sabia que ele era tão perigoso, que bom que eu nunca nadei no Rio Amazonas!

  11. Edianor Carneiro Says:

    A título de informação: O temido CANDIRÚ tem como um dos seus principais redutos o Rio Madeira que banha Porto Velho-RO. O bichinho realmente é muito temido, pois se vê muito pouca gente tomando banho em toda a extensão que banha Porto Velho. (Os desavisados)

  12. o que eu estava procurando, obrigado

  13. peixe feio ja pensou entra naquele lugar !!!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  14. Pior q isso eh verdade :S

  15. nunca tinha ouvido falar desse peixe.eu vi no discovery channel no progama “monstros do rio” e entao logo fui pesquisar.

  16. pior qwe es verdade mesmo vanpirinho maldito

  17. É MELHOR AS PESSOAS TOMAREM MUITO CUIDADO POR QUE ELE E PPERIGOSO NA HORA DA PESCA E DE NADAR NOS RIOS?

  18. É pura verdade, ví um ja faz uns 20 anos, conservado em um vidro com formol, no consultório de um urologista. Ao perguntar, ele contou, achei que fosse piada mas ele confirmou que já tinha praticado cirurgia.

  19. Seria interessante mandar um camnihão cheio desses nas banheiras e piscinas dos congressistas, merecem!

  20. esse peixe ai e coisa do cao entra no bilau da gente p entra e façil o difiçil e tirar essa praga do penis depois… kkkkkkkkkkkk rsrsrsrsrr

  21. Moro no Amazonas, em Manaus. O candiru existe sim. Nem sabia que achavam que era lenda. É bem conhecido em toda a região e mais temido que uma surucucu. Ele entra pelo orifícios e devora a pessoa por dentro. Não é muito fácil retirá-lo e muitas pessoas morrem. Normalmente, vários atacam ao mesmo tempo.

    É muito comum aqui que os afogados cheguem ao IML totalmente devorados por candirus. É bizarro. Eles não comem a pele, só o interior. A pessoa parece normal, mas por dentro está horrível.

    • Parece àquelas formigas – desconheço o nome- que encontrando alguma serpente tipo sucuri, dormindo ou letárgica depois de engolir alguma presa, penetram nela , devoram por dentro e deixam somente a pele e o esqueleto, tambem na amazonia. Ou estou errado?

  22. Blz!! Vamos acabar com tudo q e “ruim” vamos começar com os animais peçonhetos q tem venenos, a vaca e seu parentes q dao coiçes e chifram as pessoas, cachorros e gatos q transmitem doenças, peixes pq tem espinhas e cheiram mal, animais selvagens pq além de serem selvagens sao hospedeiros de varias doenças, ha tem os insetos tbem e nau esqueçam dos vegetais muitos tbem tem venenos , e dão muito trabalhs para serem cultivados sem falarmos das evas daninhas; É nau menos importatante, a raça humana q ofende nau só o seu proximo mas tudo q ha na terra, que nau liga para o planeta, para o meio ambiente, que rouba, mata , estrupa, mente , sonega, pensa só em si e no dinheiro , no poder há qualquer preço. Resumindo se pensarmos dessa forma não vai sobrar nada nesse mundão de meu Deus, Já pararam pra pensar que tudo na terra tem o seu sentido e significado, que não somos auto-suficientes e que há um equilibrio, onde uma especie necessita da outra para sobreviver.

  23. Oh minha gente vao fazer uma pesquisa melhor não só sobre a amazonia mas toda a região norte, aqui tbém tem gente, tem civilização, o problema e q o povo das regioes mais povoadas já nau tem mas o contanto com a natureza, com o verde,nau vivem mas em harmonia com os animais, ja nau respiram mas ar puro e ai ficam achando q aqui e selva, saca que aqui só tem indio com a bunda de fora, q aqui o povo não se socializa, q aqui tem bicho ( cobra, jacaré, onça e outros) andando nas ruas, e podem ficarem tranquilos q as formigas daqui nau devoram e nem deixam só no esqueleto… Aff!!

  24. Que tal colocá-los milhares e milhares de girinos desses peixes na banheiras e copos dos uisques dos governantes, principalmente dos senadores, deputaos federais, estaduais e vereadores e prefeitos e togaos bandidos!

    • merlin873 Says:

      Carissimo,

      Eu faria outra coisa, melhor… torcer para que as 10 pragas do Egito aumentam para 11 -para incluir os carandirus- e que caiam em cima de todos esses políticos parasitas, vagabundois e ladrões.

  25. merlin873 Says:

    CHAGAS apoiado até o fim!

    S.Levy

  26. Meus Deus! olhem o negócio é sério, vcs que gostam de nadar pelado cuidado pra não fikar sem a perereca ou o bilau se não vai acabar a prdução de mais pessoas e não dos peixes

  27. Nossa só de pesar nisso me da arrepios.

    • A semelhança deste peixe com nossos políticos NÃO É uma mera coincidência; é uma “propositência”. De duas uma: o peixe foi treinar em Brasilia ou Brasilia foi treinar na Amazônia!
      Aliás, a varuedade da fauna ali na Cap.Fed. é bem grande: hienas, urubus,abutres, sanguesugas, víboras.
      E tenham todos um excelente dia.

  28. Nossa só de pensar nisso me da arrepios.

  29. Fernanda Sales Says:

    Eu moro na região norte, aqui em Belém do Pará, e nas minhas férias numa comunidade chamada Arapiranga, lá tem uma maré e um rapaz epilético, deu a crise nele e caiu do trapiche e um pescador encontrou ele num córrego quando estava tarrafeando, ele pisou em algo e sentiu que era uma pessoa, quando eu puxou o corpo do rapaz, tinha camarão comendo ele, e também o crustáceo “siri”. O corpo estava todo roído, pedaço da orelha, lábios… ‘-‘ Mas… Eles comeram porque era carne morta não é mesmo?! Agora esse candiru ataca até os vivos por se alimentar de sangue ‘-‘ Nossa! Eu que gostava tanto de igarapés, não vou mais em nenhum :/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: